







O QUE É O YOGA?
O YOGA é uma tradição milenar (com mais de 5 mil anos) oriunda da Índia, com expansão para o ocidente durante o século XX e destacado a 1 de dezembro 2016 pela Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e a Cultura (UNESCO) como Património Imaterial da Humanidade. O Yoga comporta um conjunto de disciplinas físicas, mentais e espirituais com origem na Índia antiga, considerando-se que talvez remontem à época de uma das grandes civilizações da antiguidade, a Civilização do Vale do Indo, considerado uma ciência, arte e filosofia que envolve múltiplos aspetos do Ser Humano, ensinando-o a percorrer um caminho de evolução pessoal através da auto disciplina e do auto conhecimento, processo de auto realização concretizado pela observância de um conjunto de técnicas psicofísicas e espirituais que integram os três planos existenciais do ser humano: Corpo, Mente e Espírito.

De acordo com a informação contida no texto clássico fundamental do sistema filosófico do Yoga “Yoga Sutras de Patañjali” de autoria atribuída a um sábio de nome Patañjali, é norteado o conhecimento teórico e pratico do Yoga clássico como um sistema óctuplo, composto por 8 partes, oito passos interligados que descrevem a arte e a ciência do Yoga, merecendo cada um estudo mais aprofundado e vivenciado.
Os 8 passos do Yoga são:
1. Disciplina interna: Yamas, princípios e atitudes éticas que devemos ter em relação ao outro, à natureza e a nós mesmos.
2. Disciplina externa: Nyamas, princípios de conduta que devemos ter em relação a nós mesmos.
3. Prática física: Asana, posturas psicofisicas que devem ser estáveis e confortáveis.
4. Exercícios de respiração: Pranayama, controlo e prolongamento da respiração.
5. Abstração dos sentidos: Pratyahara, a abstração dos sentidos.
6. Concentração: Dharana, atenção fixa em determinado ponto.
7. Meditação: Dhyana, capacidade de focar a mente sem o envolvimento do sujeito e do objeto, em observação.
8. Plenitude: Samadhi, estado de harmonia, de integração plena consigo e com tudo em seu redor.
Com a prática regular é possível alcançar inúmeros benefícios, entre outros, mais tempo consigo mesmo, melhor conhecimento de si, correção da postura corporal, melhoria do funcionamento do sistema digestivo, respiratório, nervoso, com redução dos níveis de stress, melhoria da capacidade de concentração, mais calma e tranquilidade, melhoria da qualidade do sono, aumento da força e flexibilidade, aumento da mobilidade das articulações, e, em suma, mais contentamento e melhoria da qualidade de vida.
De salientar que os benefícios do Yoga são imensos e vão muito além do plano físico, influenciando positivamente a nível emocional e mental, havendo aconselhamento frequente ao nível da saúde para esta prática. O Yoga tem uma componente ligada à inteligência emocional pois capacita positivamente os praticantes na identificação e gestão das suas emoções, tendo também contributos a longo prazo em doentes artríticos e fibromiálgicos, contribuindo desta forma para a prevenção da doença e promoção da saúde.
Na primeira sessão experimental é possível sentir alguns benefícios, contudo, as conquistas mais duradouras virão com a regularidade da prática, sentindo-se ao longo do caminho os benefícios de forma mais acentuada.
No Núcleo de Yoga da Moita encontrará aulas adaptadas à sua condição individual, podendo beneficiar de aulas suaves e relaxantes, profundas e desafiantes, em permanência ou dinâmicas, contribuindo todas elas para elevar o seu bem-estar.
Face às questões frequentemente apresentadas, poderemos dizer que não há limite de idade para praticar Yoga, nem a falta de flexibilidade poderá ser encarada como uma condicionante, pois o Yoga é de todos e para todos, sendo adaptado a todas as fases da vida e à condição do praticamente que deverá respeitar, praticando para sentir gradualmente os benefícios alcançados.
Consulte os nossos horários e venha desfrutar de uma aula experimental, juntando-se a nós na prática do Yoga.
